sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

LÍNGUA PÁTLIA!

Por que, por quê, porque?

Tudo emendado? separado? reunido? amarfanhado? conjugado? constipado?

E assim começa a nossa carreirinha de escritores da Central do Brasil. As primeiras letras, dificílimas, provavelmente as últimas também.

Nascemos e morremos num constante aprendizado, mas a língua pátria é um capítulo à parte.

Coisa complicada o tal do português. E agora ainda tem a tal reforma ortográfica, pra que mesmo? Ahhhhhhhhhh sim pra unificar os países de língua portuguesa.

Mas como ficará, por exemplo, a questão da BICHA? Em portugal é fila e no Brasil é o que mesmo? Parada gay? (metade inglês, metade português)......Coisa louca tudo isso.

E o que faremos com os hífens, acentos e tremas? Trema foi pro brejo, alguns hífens sumiram, acentos ainda mantem (sem acento o mantem...será?) os chapéus, sejam cocos, de palha ou boinas firmes em algumas cabeças.

Recapitulando: a, e, i, o, u....e o bambu?

Quantos livros já foram queimados? Quantos novos foram impressos? Mas e a ecologia e sua histeria? E a quantidade de desperdício de papel? Estou ficando doida ou existe uma enorme incoerência em tudo isso?

Já pensou quando mudarem a geografia? Austrália dá um nó no mundo e vem parar aqui no Brasil, capital da Argentina passa a ser Londres e a "terra fica sendo lua da lua e a lua continua lua da terra" (grande Valtinho, compositor fantástico que infelizmente não está mais entre nós).

Mas acho que Dilma tem alguma culpa em tudo isso. No afã de ganhar eleições capaz que deu a idéia de fazer um "conglomerado" entre os povos companheiros, essas uniões tem muito a cara do PT, não sei porque.

Só sei que escrever não é fácil não. Primeiro há que se ter uma idéia,depois articular a mesma (acho lindo essa coisa de A MESMA), sem contar que a dita cuja depois fica martelando a cabeça da gente e, quando vamos colocá-la em ação, ela muda de cara. Quem escreve sabe do que estou falando.

Mas eu digo quem escreve MESMO, bem ou mal, com erros ou acertos, com tropeços e tombos, com aplausos ou vaias, não importa. Relevante é o firme propósito de manter suas idéias, estilos e pensamentos PRÓPRIOS!

A internet criou os mimeógrafos modernos (nossa fui longe e lembrei daquelas impressões com tinta roxa e cheiro de álcool que eu amava na escola).Já que estão mexendo em tudo a palavra ÁLCOOL também teria que ser modificada. Não é muita letra pra um significado só?

E assim, nestes novos tempos, surgiu o CONTROL C + CONTROL V (o famoso cola e copia). Poucas pessoas se arriscam com suas próprias idéias, que pena. O que se vê são blogs cópia da cópia da cópia.

Enquanto eu tiver algum discernimento, errando ou não as concordâncias e quiçá, a ortografia em geral, eu vou mais é de Adélia Prado quando sabiamente diz: Não quero faca, nem queijo. Quero a fome.

2 comentários:

Andrea disse...

AMEI!!!
E digo com toda humildade: Você SABE escrever.
Parabéns! (tem acento ainda?).

Unknown disse...

"A língua é minha pátria
E eu não tenho pátria, tenho mátria
E quero frátria"

Sabio Caetano.

Escrever, como tudo na vida, se aperfeicoa com o exercicio.

Voce esta indo pelo caminho certo e espero acompanhar esse seu exercitar por muito tempo.

Com ou sem correcao ortografica, meu computador esta configurado para o ingles, por isso escrevo sem acentos mas, gracas ao CONTOL-C, CONTOL-V, a letra da musica de Caetano esta ortograficamente correta. Nem tudo esta perdido no mundo do "copia e cola". hehehe...