domingo, 10 de janeiro de 2010

CARISMA!


Olhem rapidamente pra essa montagem que eu mesma fiz. Agora, olhem mais pau-sa-da-men-te!

Aposto que já entenderam. Fotos PB (gente sem o mínimo carisma), e as coloridas?

Esse ano vamos OBRIGATORIAMENTE
para as urnas. Independente de caráter, honestidade, inteligência, boa vontade, grana, beleza, grana de novo, cultura e mais uma quantidade de adjetivos, tá faltando CARISMA aos canditados.

Mas o que é CARISMA? O que leva multidões a seguir cegamente um líder? Seja ele da política, das artes, da filosofia, da culinária...rs...enfim,de vários segmentos da vida?

Vejam o que diz o dicionário Aurélio:

[Do gr. chárisma, 'dom', pelo lat. charisma.] s.m.

1. Força divina conferida a uma pessoa, mas em vista da necessidade ou utilidade da comunidade religiosa: &
2. Impr. Epilepsia. [ V. nota em carismático. ]
3. Atribuição a outrem de qualidades especiais de liderança, derivadas de sanção divina, mágica, diabólica, ou apenas de individualidade excepcional.
4. O conjunto dessas qualidades especiais de liderança.  

Coloquei pequeno mesmo que é pra ninguém ler. Por mais que tentamos entender, não tem explicação. Carisma já vem do nascimento. Reparem nos berçários como tem criancinhas que já choram diferente. Hein? Fala sério!

E na escola? Tem sempre uns que chamam mais a atenção, bons ou maus alunos, não importa. São aqueles que impõem respeito logo de cara. Dotados de um mistério que faz a gente segui-los pra qualquer lugar.

É, ou já vem com esse "valor agregado"ou nasce sem, não tem meio termo. E não adianta pelejar pra ter. Todo mundo distingue, pelo instinto, um carismático.

Uma passada rápida pela história e reconhecemos de imediato os tais dotados de poderes extraordinários e, também os não dotados, que tentam muito, mas não conseguem.

Alguém já leu algum livro do Sarney? ( e olha que o OMI é da Academia Brasileira de Letras). Já comprou um CD/DVD do Orlando Morais? Já ficou emocionado com alguma entrevista do Serra? Já empolgou com as aparições dos Suplicy? (serve para os pais e os filhos)...

Dilma já é capítulo à parte. Dianta não! E olha que a máquina política é poderosa, o marketing é violento ( lembrando que no começo de ano pagamos milhares de impostos e que um simples filminho em película custa uma fortuna e, tb. ronda pela minha cabeça, uma vaga lembrança de Duda Mendonça).

Dilma passa uma coisa assim...aquela diretora ou professora ruim da escola. Medo, muito medo. A volta da palmatória, dos joelhos no milho...Já pensou o Brasil inteiro, por 4 ou 8 anos, ajoelhado nas pedras do arpoador?

E o Serra? "Serra, serra, serrador, serra" o papo do vovô... se ele ganhar vai ser por W.O. Carisma zero e abaixo de zero, na escala do sucesso.

Marina Silva? Outro medo. Muito verde, muito seringal, muita "firmeza", braveza, disposição, boi bumbá, cocar, colar natureba, tupiniquins, terra brasilis, jeca tatu, cuca foi no mato, boi da cara preta...Ufa! e pega esse povo que tem medo de careta. Pode não gente!

Lula lá, Malufafá...não é uma alegria esses dois? Marolinha, bucho cheio, que mais? Pura alegria do povo. E Maluf? Entre 11, de 10 motoristas de táxi em SP, preferem quem? Cuidado com essas corridas, não deem corda pra eles, perigoso desviar a rota pra te mostrar as obras da cidade, feitas por quem mesmo? E o lema? O jargão? Rouba mas faz. Um perigo esse Maluf.

Collor também teve seu carisma. Esse é um caso raro de carisma que passou triunfante, certa vez num CARNAVAL pela Sapucaí. Imaturo o moço. Empolgou demais, foi ingênuo demais, foi VAIDOSO demais e não quis seguir a "receita de bolo" dos mais experientes. Deu no que deu! Em um grau um pouquinho menor percebam uma certa semelhança em Aécio Neves. Reparem como os olhares meio que alucinados são parecidos. O que passou em seu avô Tancredo, de jeitinho centrado mineiro , extrapolou no neto. Desmiolado como Collor, será? Vai saber, deem um grande poder ao menino que a gente logo descobre.

Obama...Harvard, internet, esportes, família perfeita, Harvard de novo, internet outra vez, Havaí e ..."mal começastes a descobrir a vida"... dá-lhe o Nobel da Paz. O mundo tá ou não tá carente demais?

Como pode o peixe vivo viver fora d'água fria? Coisa mais linda o nosso presidente bossa nova. Tudo era festa, tudo era alegria, o mundo era ou não era uma ilha? E assim nasceu Brasília, capital mais bela não há...e viva o filé à JK.

Mas nem tudo é pra rir. Tem as tristezas, as grandes vergonhas da humanidade. Falo dos psicopatas sanguinários. Hitler (nem foto coloquei) e..........CHE GUEVARA, o garoto propaganda do viagra, talvez um dos maiores carismas que o mundo já conheceu.

Eu cansei de tentar desmitificar o sujeito e tem gente que ainda acredita piamente no farsante com pinta de galã de quermesse. Muitas, mas muitas camisetas, tatuagens, posters, que mais? Tudo, tudo de Ernesto Guevara. Não falo mais nada. Segue a capa da Veja, de outubro/2007 e o link com a matéria.



Silêncio e pesar profundo!

Tem também os líderes religiosos. Comentários, talvez, quem sabe, um dia. Muito sagrado e particular o terreno da fé. Edir Macedo e seus blue caps que o digam.

Mas voltemos às eleições pra acabar de vez com esse assunto pq. já tô esgotada com os CARISMAS.

Dilma tem o endosso do Lulelé da Cuca...portanto tomemos cuidado. Bolsa família, bolsa bucho de bode, bolsa celular, bolsa cultura inútil, bolsa rivotril sublingual, bolsa perucas canecalon, cotas raciais..que mais? BOLÇA EDUCASSÃO (assim mesmo, com a língua plesa e outras coisas presas também).

Esqueci de alguém? Sim, John, Bob, Rob , Rick, Renner e menudos Kennedys. Mais Jackie, Marilyn, Onassis e toda a turma do bairro. Deus salve a américa.

Dont' cry for Me Argentina, sorry à Evita Peron e Madonna e Jesus Luz!

Nenhum comentário: