segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

OS "FASHION"!


Lá se foi o Fashion Rio e começou o SPFW.

Tudo muito lindo, muito bacana, muito fashion mesmo. Nada contra a indústria da moda, pelo contrário, gera empregos e divisas, isso sim, é o que realmente interessa.

Importante perceber que não existe mais a ditadura da moda como antigamente. As calças, por exemplo, se eram bocas largas, ai de quem usasse boca estreita e vice-versa, lembram disso? O mesmo pra saias, minis, micros, compridas e por aí vai.

Também eram de uso obrigatório as cores do momento, as texturas, ...a vez dos roxos, vermelhos, floridos, listrados, xadrezes... e assim desfilava a humanidade, nos trinques da dita cuja moda, que hoje tem outro nome: FASHION.

Quem assistiu o filme " Coco, Antes de Chanel" vai ver que ali pela década de 30 a poderosa já começa a soltar as amarras dos espartilhos que tanto sacrificavam as mulheres, mas isso são outros tempos e outra história, que merece um post especial.

Hoje realmente a moda vem das ruas e cada um veste o que bem entende, graças a Deus! Há sim uma "viagem" dos estilistas para interpretar e fazer uma RELEITURA dessas INFORMAÇÕES (estilista ama esses termos) e mais um monte de nomes (existem dicionários de moda).

Atualmente eles estão amando citar VINTAGE, ASSIMETRIA, CROPPED, NUDE, PÍTON, CANDY COLORS,COCKTAIL DRESS, DENIM, FLUO...ufa, por isso tem os dicionários, é outro mundo, outro dialeto, outra tribo.

E o tom com que eles falam? Blasé de tudo...como se tivessem se lixando pro público formado por PESSOAS COMUNS (a maioria do mundo), como se não precisassem mesmo vender suas costuras. Talvez seja esse o marketing dos "artistas" da moda.

Até aí tudo bem, cada um usa as armas que tem pra vender seu peixe, se a indiferença atrai nesse mundo fashion, acredito que no meu mundo de pobre mortal a delicadeza e a atenção ainda imperam!

Agora é que vou chegar na foto. Existe sim uma OUTRA DITADURA, essa bem mais perigosa que a das cores,  texturas e cortes. A DITADURA DA ESQUALIDEZ.

O que comem essas criaturas que desfilam? Uma folha de alface/dia?

O que provoca isso na cabeça de pessoas de personalidade fraca? Uma imitação? E assim começa um grande drama atual, as disfunções alimentares, principalmente as bulimias e anorexias. Assustador esse quadro, triste essa foto.

E a responsabilidade desses danos fica ainda maior quando perguntamos pras menininhas o que elas querem ser quando crescerem. MODELOS, no sorriso mais lindo do mundo, na sua pura e santa inocência.

Mas quem vai acabar com isso? Quando é que realmente vai aparecer alguém revolucionário e DITAR o PESO IDEAL (IMC = peso / (altura x altura) nas passarelas?

Donna Karan já fez isso, a moda pra gente normal, e nem assim deixou de ser uma grande referência fashion.

Enquanto isso, uns e outros preferem ditar outras fórmulas de beleza, talvez essa aqui: E = m.c²...uma detonadora de vidas e, o que é pior, com seguidores voluntários, ao contrário do HAITI, antes e depois do terremoto, onde a FOME não é um item opcional.

Um comentário:

Unknown disse...

Nao há fórmula de beleza mais eficaz:
Boa comida,Boas bebidas e algum sexo!
Tonifica qquer pele e deixa a gente com a cara feliz e linda!Se quiser pode acrescentar boa música , bons livros e muitos amigos, aí é beleza garantida, pelo menos prá alma!
Essas meninas coitadas estao desaprendendo a viver bonitas!!!! Mas o q fazer se todo mundo ama uma revista Caras??? Socorro...!!!!